sexta-feira, 3 de outubro de 2008

MINHA FAMÍLIA E OS BOLOS

Sou de uma família de boleiras: bisavó, avós, tias, mãe... e eu, é claro, virei boleira também...

Minhas filhas... boleiras e até minhas netas já estão começando a virar... boleiras...

Pois é, em casa, quando não tem bolo vem logo a reclamação: "não tem nada pra comer nesta casa?" Então, essa coisa boa não pode faltar...

Os bolos são os mais diversos e cada uma das mulheres tem sua especialidade: tem o bolo de nozes da tia Dora, o pão-de-ló de laranja da Simone, o bolo de cenoura da Vivi... e assim vai...

Há pouco fiz um que ficou maravilhoso! A receita quem me deu foi uma amiga, a Ângela Marília, dizendo que era receita de uma parente dela, lá de São Simão, terra de meu pai... Ela disse até que essa tia é uma Badan que até é minha parente...

Cheiro de bolo é coisa pra lá de boa mas, sentar à mesa pra comer uma fatia bem generosa, com um café recém passado... hummm... é bom demais...

Então, quero compartilhar com vocês essa receita de bolo de maçã que é mesmo maravilhoso!!!

Depois quero saber se o de vocês também ficou tão bom quanto o meu...


BOLO DE MAÇÃ MARAVILHOSO







3 xícaras (de chá) de maçãs sem cascas em pedacinhos
2 xícaras (de chá) de açúcar
1 xícara (de chá) de óleo
2.1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 xícara (de café) de leite
1 colher (de café) de canela em pó
2 colheres (de sobremesa) de fermento em pó
1 colher (de café) de bicarbonato
1 colher (de chá) de essência de baunilha
3 ovos inteiros

GLACÊ

1 lata de leite condensado
1/2 colher (de sopa) de manteiga ou margarina
1/2 lata de creme de leite

MODO DE PREPARAR

Bata todos os ingredientes da massa, menos as maçãs, que devem ser adicionadas depois que a massa estiver bem incorporada.
Asse em forma redonda, de buraco no meio devidamente untada e enfarinhada.
O glacê é um brigadeiro mole - o creme de leite colocar somente quando o fogo estiver desligado.

Jogue o glacê sobre o bolo e... BOM APETITE!!!

Nenhum comentário: