quinta-feira, 16 de julho de 2009

DE VOLTA...


Depois de alguns dias fora... cá estou eu de volta...
A gente viaja, conhece lugares mas, como é bom voltar pra casa...

Visitei um museu muito interessante, localizado no Estado do Rio de Janeiro, num distrito de Paraíba do Sul, chamado Inconfidência (antigamente denominado Sebollas - Caminho Novo, Estrada Real). Era o caminho que faziam os tropeiros que vinham de Minas Gerais levando ouro para o Rio de Janeiro.

Apesar de ser um local habitado por umas 1.300 pessoas, tem muita história, e a principal é:

O distrito de Inconfidência, conhecido também como Sebollas, fica a 20km do Centro de Paraíba do Sul, e entrou para a história do Brasil por servir de pouso para Tiradentes. Quem visita o local encontra o Museu Sacro, que guarda objetos e documentos valiosos como a sentença de morte do Alferes.

É em Inconfidência que está a maior homenagem ao maior herói brasileiro: o Mártir do Tiradentes. Por lá, Joaquim José da Silva Xavier passava e fazia reuniões sobre a independência. O distrito tem um complexo histórico, construções do século XIV. Desde 1972, a história passou a ser vista no Museu Sacro e Histórico de Tiradentes. Lá estão a cópia da farda usada por ele, quadros da fazenda onde o Mártir reuniu os adeptos da idéia independência. Por isso, parte do corpo dele foi levada para o distrito.

Ele foi colocado num poste e no mesmo dia foi enterrado embaixo de um altar que era da Capela de Santana. Ossos que seriam de Tiradentes, também estão no museu. A cópia da sentença de morte também. Numa sala, imagens sacras, inclusive a de Nossa Senhora do Pilar, doada pelo próprio Tiradentes. No local, não é permitido fotografar e, para a segurança, gravado pelo sistema de câmeras.

Nenhum comentário: